Buddy Vet

Vacina V5 para gatos: para que serve?

Vacina V5 para gatos: para que serve?

Se você está buscando informações sobre quais vacinas dar para o seu gato, certamente precisa conhecer a vacina V5, um dos imunizantes mais completos para a saúde do pet.

Ela é indicada para todos os gatos? Quando deve ser aplicada?  Tudo o que você precisa saber está no decorrer do blog! Vamos lá?

Para que serve a vacina V5 para gatos?

A vacina V5 é a primeira imunização que o seu gato deve receber. 

Também conhecida como vacina quíntupla V5, ela faz parte de um grupo de vacinas chamado polivalente, que conta com outras duas versões do mesmo produto: a vacina V3 e V4 

A diferença entre as vacinas V3, V4 e V5 está no número de proteção. Enquanto as vacinas V3 e V4 protegem contra três e quatro doenças, respectivamente, a vacina V5 protege contra cinco doenças. Ela estimula o sistema imunológico do gato a produzir defesas contra possíveis patógenos.

Quer saber contra quais doenças a vacina V5 protege? Entenda a seguir!

A vacina V5 protege contra quais doenças?

Rinotraqueíte

A rinotraqueíte felina é uma doença respiratória. É frequentemente chamada de “gripe felina”, já que os sintomas são semelhantes à gripe dos seres humanos.

Espirros, secreção nasal, apatia e febre são alguns exemplos. A doença também pode provocar conjuntivite, causada pelo acúmulo de secreções na região dos olhos.

A rinotraqueíte é altamente contagiosa. A melhor forma de proteger o gato da contaminação é por meio da vacina V5.

Panleucopenia

A panleucopenia felina é uma doença infectocontagiosa bastante perigosa. É causada por um vírus (parvovírus) que causa diarreia, vômitos intensos e desidratação.

Gatos mais jovens, de dois a seis meses, têm maior propensão a desenvolver um quadro mais grave da doença. 

Calicivirose

É uma doença altamente contagiosa que afeta o sistema respiratório do animal. Assim como a rinotraqueíte, citada anteriormente, causa sintomas similares à  gripe. 

Os sintomas incluem: tosse, espirros, secreção nasal, febre, diarreia, ferimentos na boca e focinho, além de gengivite. 

Leucemia felina

A leucemia canina, ou FELV (Feline leukemia vírus) é uma causada por um vírus bastante perigoso. 

A doença prejudica especialmente o sistema imunológico do gato, que fica mais vulnerável a outras infecções. 

Alguns sintomas da FELV são: diarreia, perda de peso, febre, vômitos, ritmo cardíaco acelerado, aumento na frequência urinária, secreção nos olhos e lesões nas gengivas. 

A vacina V5 faz a proteção contra a FELV.

Clamidiose

É uma doença infecciosa provocada pela bactéria Chlamydia psittaci. Acomete os olhos dos felinos, manifestando sinais e sintomas como olhos vermelhos e secreções oculares, por exemplo.

Também pode causar problemas no sistema respiratório. A vacina V5 protege o gato contra a clamidiose.

A vacina V5 é indicada para todos os gatos?

O ideal é conversar com o veterinário para entender as opções. Somente ele pode recomendar a versão da vacina polivalente mais indicada para o seu pet, após avaliar as circunstâncias.

Os gatos filhotes podem tomar a primeira dose da vacina V5 a partir de seis semanas de vida. Mais duas doses são aplicadas, com intervalos de 21 dias entre as aplicações.

O reforço anual é feito com dose única e é necessário para estender a eficácia da proteção. 

Reações da vacina V5 em gatos

As reações à vacina podem ocorrer porque o organismo do gato está se adaptando aos componentes presentes na imunização. Nestes casos, é possível que ele apresente:

  • Sensibilidade no local da aplicação;
  • Febre baixa;
  • Sonolência;
  • Isolamento;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite.

Reações anormais da vacina em gatos

É preciso ficar atento às reações incomuns e procurar o veterinário responsável pela aplicação caso o seu gatinho apresente: 

  • Edema (inchaço) de face e pescoço;
  • Salivação excessiva;
  • Dificuldade para respirar;
  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Tremores;
  • Convulsões.

Agora que você já conhece a importância de vacinar o seu gatinho, fique de olho no calendário e mantenha as imunizações sempre atualizadas.

Veja também: 6 principais vacinas para cachorro filhote

buddy.vet

Seu pet precisa de cuidados? A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro e Nova Friburgo até a sua casa para consultas, vacinas e exames. Atendimentos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Tijuca e Recreio.

O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável. 

Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundo transparente 100x100