A vacina V10 é um dos imunizantes mais importantes quando a questão é proteger a saúde do seu pet de doenças perigosas e deve ser aplicada bem cedo.
Mas, afinal, você sabe de quais doenças ela protege? Quantos meses o filhote deve ter para receber a primeira aplicação? É preciso vacinar anualmente? Essas e mais dúvidas são respondidas no decorrer do blog da buddy.vet. Confira!

 

Para que serve a Vacina V10?

A maneira mais eficaz de proteger o seu cachorro contra diversas doenças é através da vacinação. Uma delas é a vacina V10.
A vacina V10, também chamada de vacina Polivalente, é uma das primeiras vacinas que o filhote deve tomar, indicada a partir dos 45 dias de vida.
A vacinação é dividida em três a quatro doses com intervalos de 21 a 30 dias entre as aplicações, dependendo das indicações do veterinário. O reforço deve ser feito anualmente com dose única.
Antes de imunizar seu cão, não é indicado levá-lo a passeios ou na casa de familiares e amigos que tenham animais.

 

A vacina V10 protege de quais doenças?

A vacina V10 protege contra as seguintes doenças:

  • Cinomose. Uma doença altamente contagiosa causada por um morbilivírus pertencente à família Paramyxoviridae, que afeta os sistemas gastrointestinal, respiratório e nervoso central do cão.
  • Coronavirose. Doença causada por um vírus que atinge o sistema digestivo ou/e respiratório do cão.
  • Hepatite Canina. Doença que acomete o fígado do cachorro.
  • Leptospirose (sorovares Canicola, Icterohaemorrhagiae, Grippotyphosa e Pomona). A doença afeta o sistema imunológico do cão.
  • Parainfluenza. Uma doença contagiosa que provoca infecções respiratórias no pet.
  • Parvovirose. Doença que afeta o intestino e provoca quadros severos de vômitos e de diarreia.

 

Quais sintomas o cão pode ter após tomar a vacina V10?

Na maioria dos casos, o cachorro não apresenta nenhum efeito colateral após a aplicação da vacina.
No entanto, a manifestação de sintomas é possível, mas não há necessidade de pânico, é normal e costumam passar rapidamente.
Os sintomas ocorrem apenas porque o organismo do cão está se adaptando aos componentes presentes na imunização. Nestes casos, é possível que o cão apresente:

  • Febre baixa;
  • Sonolência;
  • Isolamento;
  • Sensibilidade no local da aplicação;
  • Falta de apetite;
  • Sede.

Geralmente, os sintomas são leves, no entanto, se você precisa se tranquilizar, entre em contato com o veterinário que aplicou a vacina V10 e relate a situação. Lembre-se: apesar de parecer assustador, especialmente quando o cão é filhote, é muito mais sensato protegê-lo de doenças do que poupá-lo destes sintomas.

 

Vacina V10 ou V8, qual é a melhor?

A vacina V10 e a vacina V8 são importantes imunizações que protegem contra as mesmas doenças.
Mas se você está se perguntando se há uma diferença entre as vacinas V10 e V8, a resposta é sim: a V10 protege de mais dois tipos de leptospirose.
Ou seja, ela é uma versão mais completa da vacina V8. No entanto, ambas fazem a proteção adequada do seu peludo.

Converse com o veterinário sobre a indicação da opção ideal para o seu cão e tire todas as suas dúvidas.

 

É obrigatório vacinar o meu cão?

Não existe nenhuma legislação que obrigue tutores a vacinarem os seus cães, portanto, a vacina V10 não é obrigatória.
Apesar disso, sabemos que a vacinação é a única proteção contra as doenças citadas acima e agora que você já sabe como é importante, deve colocar a saúde e o bem-estar do seu amigo em primeiro lugar.
Não deixe de vacinar porque não é obrigatório. Fique atento(a) ao calendário de vacinação do seu peludo e mantenha as vacinas atualizadas. A prevenção salva vidas!

 

buddy.vet

Seu pet precisa de cuidados? A buddy.vet disponibiliza veterinários a domicílio e passeadores de forma simples e prática.
O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável.

Consultas, vacinas, check-up, adestramento e passeios, tudo em um só lugar!
Entre em contato através do botão do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.