A castração é um procedimento simples e seguro que traz uma série de benefícios para a saúde do seu pet. Mas, afinal, qual é a melhor idade para castrar cachorro?

Tire essa e outras dúvidas importantes sobre a castração no decorrer do blog da buddy.vet.

Vamos lá?



Qual a melhor idade para castrar cachorro?

A recomendação da castração é diferente para cada paciente. Ou seja, não existe uma data exata que seja regra para todos os pets.

A idade para castrar cachorro depende de alguns fatores, como o porte do animal, por exemplo. É necessário que o veterinário avalie individualmente para decidir o momento ideal, conforme as necessidades do organismo do cão.

Mas, em média, a castração é indicada por volta dos seis meses de vida. Essa data pode ser antecipada ou adiada pelo veterinário.

Em fêmeas, a castração pode ser indicada antes do primeiro cio.



Idade para castrar cachorro: entenda porque não se deve adiar muito

É normal que muitos tutores fiquem com receio de castrar seu pet e adiem o máximo que podem a realização da cirurgia.

No entanto, a castração é um procedimento muito seguro, desde que feito por um profissional qualificado.

Seja qual for o motivo do adiamento, não prolongue ainda mais. Adiar a castração diminui a eficácia na prevenção de doenças sérias, como tumores.



Qual a importância da castração?

Agora que você já sabe a melhor idade para castrar cachorro, vamos falar um pouco sobre a importância da castração.

Um dos grandes benefícios da castração é o controle populacional, que evita um problema sério e que ainda é muito comum: o abandono de animais.

Embora abandonar ou maltratar animais seja crime previsto pela Lei Federal no 9.605/98 desde 1998, muitos tutores lidam de maneira incorreta com gestações indesejadas, seja por desinformação, desinteresse ou falta de recursos.

Assim, a castração se mostra como a principal forma de prevenção do problema.

Lembrando que uma nova lei, a Lei Federal no 14.064/20, sancionada em 2020, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para tutores que cometerem o crime.



Outros benefícios da castração:

  • A prevenção de doenças. Em fêmeas, a castração diminui o risco de câncer de mama. Em machos, reduz o risco de câncer de próstata e testículo.
  • Redução de comportamentos indesejados. Castrar reduz a frustração sexual, diminui fugas e brigas com outros animais. Além disso, o cachorro pode ficar mais dócil, facilitando sua interação social com outros animais, especialmente se tinha um comportamento agressivo.
  • Mais segurança. O procedimento reduz situações problemáticas, como fugas, citado acima, o que evita atropelamentos.


O cachorro engorda depois de castrado?

Após a castração, o ideal é conversar com o seu veterinário sobre a alimentação do seu cãozinho.

É verdade que o cachorro engorda depois de castrado? Não! O que pode acontecer, na verdade, é um ganho de peso em função da redução da atividade física — eles tendem a ficar mais calmos após o procedimento.

Isso pode ser resolvido com a estimulação de atividades: leve seu cão para passear e estimule brincadeiras que o exercitam.



A recuperação da castração de cachorro é complicada?

Assim como qualquer intervenção cirúrgica, a castração necessita de cuidados e repouso.

O período de recuperação pode durar até duas semanas, variando conforme o organismo e o processo de cicatrização individual do peludo.

É importante que o cachorro receba uma atenção especial nos primeiros dias, já que deve evitar se esforçar ou fazer movimentos bruscos para não romper os pontos.

A higienização da cicatriz deve ser feita diariamente, conforme orientação do veterinário. A medicação também deve ser feita seguindo a recomendação do especialista.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre a idade para castrar cachorro e também sobre a importância do procedimento na vida do pet.

Continue acompanhando as novidades do nosso blog!


buddy.vet

Seu pet precisa de cuidados? A buddy.vet disponibiliza veterinários a domicílio e passeadores de forma simples e prática.
O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável.

Consultas, vacinas, check-up, adestramento e passeios, tudo em um só lugar!
Entre em contato através do botão do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.