Buddy Vet

 Gripe canina: 7 sintomas e o que fazer

gripe canina

Você sabia que o seu pet também pode se gripar? O clima mais frio e seco do outono e inverno podem contribuir para a incidência de doenças respiratórias em cães, como a traqueobronquite infecciosa canina, chamada popularmente de “gripe canina“.

No entanto, seu cãozinho pode ficar gripado em qualquer época do ano. Tosse, espirros e coriza são alguns dos sinais clínicos que ele pode apresentar. 

Além disso, é importante saber que a gripe canina pode ser prevenida através da vacina e fortalecimento imunológico.

Quer saber mais sobre o assunto? Tire suas dúvidas no blog da buddy.vet!

O que é Gripe Canina?

A traqueobronquite infecciosa canina (TIC) é uma doença respiratória aguda e altamente contagiosa, que acomete mais comumente as vias aéreas superiores dos cães. (brônquios, traquéia, laringe).

Também conhecida como “gripe canina” ou “tosse dos canis”, a infecção não costuma colocar a vida do animal em risco, porém, é importante tratar adequadamente para que não evolua para uma doença mais séria, como a pneumonia. 

A gripe canina aparece de forma súbita, causada por agentes virais ou bacterianos, similar à gripe em humanos, podendo acometer cães de qualquer idade e raça.

Como ocorre o contágio da Gripe Canina?

Geralmente, a gripe canina é transmitida através do contato direto de um cachorro saudável com um animal infectado, por meio da saliva, secreções nasais e oculares, por exemplo. 

Às vezes, o contágio pode ocorrer através do contato com potes de comida, água, brinquedos, caminha e cobertores de um cachorro doente.

Quais são os sintomas da Gripe Canina?

Os sinais clínicos da gripe canina são bem parecidos com os da gripe em humanos. 

Em geral, o cachorro pode apresentar:

  1. Tosse seca e insistente, de início agudo;
  2. Coriza;
  3. Espirro
  4. Apatia;
  5. Febre (pode apresentar ou não);
  6. Perda de apetite;
  7. Olhos lacrimejantes.

É importante saber que nem todos os cães infectados vão desenvolver todos os sinais clínicos da lista acima. 

O que fazer em caso de suspeita de Gripe Canina?

Se você suspeita que o seu cãozinho está gripado e identificou a presença de alguns dos sintomas de gripe canina, procure um médico veterinário para diagnosticar e tratar corretamente a doença.

Além disso, sinais como febre e apatia podem indicar um quadro de saúde mais grave, que requer tratamento mais intenso e imediato.

A Gripe Canina é transmitida para os seres humanos?

A gripe canina é um vírus exclusivo dos cães. Ou seja, não é possível ocorrer a transmissão para os humanos.

Como tratar cachorro com gripe?

O cão gripado precisa de cuidados semelhantes aos que recebemos quando estamos doentes. Uma boa alimentação, descanso e bastante água. 

Apesar disso, não se deve medicar o seu cãozinho com remédios que usamos para tratar a gripe em humanos. Isso pode comprometer ainda mais o estado de saúde do seu pet e complicar o que pode ser um tratamento simples.

Apenas o médico veterinário pode indicar o melhor tratamento para o seu cãozinho, que pode variar conforme a gravidade do quadro e das condições de saúde.

O que fazer para prevenir a Gripe nos cães?

Uma das formas mais eficazes de proteger o seu peludo contra a gripe canina é por meio da vacinação, que faz parte do protocolo vacinal para filhotes caninos. 

Atualmente, existem três opções de vacinação: oral, intranasal e injetável. O seu cãozinho pode ser imunizado a partir dos dois meses de vida e receber o reforço da vacina anualmente. 

A imunização intranasal e oral são feitas com dose única. A vacinação injetável é aplicada em duas doses com intervalos de 21 dias. 

Além disso, é importante manter o sistema imunológico fortalecido. Isso pode ser feito através de uma alimentação saudável e equilibrada e com o reforço de suplementação, sempre indicado por um especialista.

Outros cuidados incluem:

  • Vermífugos em dia;
  • Exercícios, passeios e brincadeiras também auxiliam a fortalecer a imunidade;
  • Garanta que o seu peludo faça um check-up veterinário anual. 

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a tirar suas dúvidas sobre 

a gripe canina.

buddy.vet

Seu pet precisa de cuidados? A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e São Paulo até a sua casa para consultas, vacinas e exames.  

O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável. 

Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundo transparente 100x100