Buddy Vet

Gato vomitando espuma branca: o que pode ser e como tratar?

gato vomitando espuma branca

Você presenciou seu gato vomitando espuma branca? Isso pode causar grande preocupação e, apesar do que muitos tutores de gatos podem pensar, o vômito não é algo normal para os felinos.

Existem diversas possíveis causas para o vômito em gatos, variando de alterações leves a situações com risco de vida.

Mas, antes de entrar em pânico ou decidir ignorar o vômito do seu gato, continue lendo o blog da buddy.vet para saber entender as possíveis causas e quando o que fazer para ajudar seu peludo nessa situação!

Vamos lá?

Causas para gato vomitando espuma branca

Bolas de pelo (Tricobezoar)

A língua dos gatos possui uma anatomia diferente, cheia de pequenos “espinhos” que servem para ajudá-lo a se higienizar. Nesse processo, o seu bichano pode ingerir uma quantidade considerável de pelos.

As famosas “bolas de pelo” podem se acumular dentro do sistema digestivo e são expelidas pelo vômito, que pode ter a aparência de espuma branca. 

Jejum prolongado

Se o seu gatinho passou por um longo período sem se alimentar ou você esqueceu de encher a tigela dele durante o dia, o vômito de espuma branca pode ser um efeito colateral comum.

Isso pode ser desencadeado pela necessidade de se livrar dos sucos gástricos, ácido e bile que se acumularam no estômago. 

Vermes (parasitas) 

Os vermes são parasitas que podem causar danos ao sistema gastrointestinal do seu pet, ocasionando problemas como vômito de espuma branca, perda do apetite, diarreia e emagrecimento.

Seu veterinário pode recomendar a realização de exames para prescrever o medicamento de desparasitação mais apropriado para seu peludo.

Gastrite

Outra possível causa do gato vomitando espuma branca é a gastrite, um problema que se caracteriza por uma inflamação do revestimento do estômago, semelhante ao que acontece com os humanos.

Isso pode acontecer quando alimentos fora da validade, medicamentos e substâncias tóxicas, por exemplo, são ingeridas pelo gato.

Pancreatite

A pancreatite é a inflamação do pâncreas, um órgão importante para o processo de digestão. Um dos sinais de pancreatite é o vômito, além disso, seu bichano pode apresentar dor no abdômen, queda de pelo, perda de apetite, emagrecimento e apatia.

Intoxicação alimentar

Vários alimentos que são inofensivos para os humanos são tóxicos para o estômago do seu gatinho.

Chocolate, uva, cebola, alho e doces em geral são alguns exemplos de alimentos que são comuns no nosso dia a dia, mas prejudiciais para o organismo dos felinos.

Se você está oferecendo qualquer comida sem antes verificar o que é permitido com um veterinário, pode ser a causa do gato vomitando espuma branca

Ao suspeitar de intoxicação alimentar, procure ajuda de um médico veterinário imediatamente.

Outras causas para o gato vomitando espuma branca

  • Doenças sistêmicas, como hipertireoidismo e diabetes;
  • Insuficiência hepática;
  • Doença renal;
  • Giardíase;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Infecção gastrointestinal (bacteriana ou viral).

Gato vomitando espuma branca, devo me preocupar?

Um único episódio de vômito de espuma branca não é necessariamente motivo para se preocupar, desde que seu gato esteja comendo bem e agindo normalmente. 

O ideal é monitorar seu peludo de perto e garantir que não haja mais episódios de vômito ou outros sinais clínicos.

Caso o gato vomite mais de uma vez e o sintoma persistir por mais de 24 horas, ou se você notar outros sinais de doença (como diarreia, apatia ou recusa em comer), é importante procurar um veterinário para avaliar seu bichano.

O gato vomitando espuma branca pode ter diversas causas. Se você tratar seu peludo em casa por conta própria, pode acabar agravando ainda mais o estado de saúde dele.

Nunca ofereça remédios que os humanos tomam para tratar o vômito. Muitos medicamentos que usamos são tóxicos para os gatos, o que pode resultar em problemas ainda piores do que o vômito.

Gato vomitando espuma branca: como tratar?

Observe a coloração do vômito do gato, a frequência com que ele tem vomitado e também relate quaisquer sintomas adicionais que ele possa estar sentindo. Isso pode ajudar o médico veterinário a realizar um diagnóstico mais assertivo.

Geralmente, um exame físico completo e exames laboratoriais são necessários para determinar a causa do vômito em gatos. Em alguns casos, o veterinário também pode solicitar exames de imagem, como ultrassom. 

Além de estabelecer um diagnóstico, o veterinário deve tratar as possíveis complicações do vômito, como desidratação, por exemplo.

Como prevenir o vômito de espuma branca em gatos?

Não há como prevenir completamente o vômito, mas algumas medidas podem evitar o desconforto nos gatos, tais como:

  • Certifique-se com um veterinário de que os alimentos que você oferece são apropriados para gatos;
  • Não ofereça doces de maneira alguma, nem em pequenas quantidades;
  • Evite mudanças repentinas na dieta;
  • Mantenha os produtos de limpeza e produtos químicos fora do alcance do seu animal de estimação;
  • Vacine e mantenha a carteirinha de vacinação sempre atualizada;
  • Vermífugo em dia, conforme orientação veterinária;
  • Escove seu gato regularmente para evitar o acúmulo de bolas de pelo no organismo;
  • Garanta que o seu bichano faça um check-anual. 

Check-up veterinário e a prevenção de doenças

Como o vômito pode ser resultado de alterações e doenças mais graves, uma das maneiras mais eficazes de evitar que o seu gato sofra com o problema é o check-up veterinário.

O check-up veterinário é essencial para manter a saúde do seu gatinho em dia, além de prevenir e diagnosticar doenças precocemente.

Nele, o seu peludo é avaliado por completo. O médico realiza uma anamnese, analisa o histórico do paciente e realiza um exame físico. Podem ser solicitados exames complementares. Saiba mais sobre cada um deles:

  • Anamnese: a anamnese tem diversas etapas na prática. É feito uma coleta de informações sobre o paciente: identificação, queixa principal, histórico;
  • Exames complementares: são todos os exames laboratoriais e também de imagem, os quais auxiliam em um diagnóstico mais assertivo.

A frequência do check-up veterinário irá variar conforme a idade do pet e a orientação do profissional que o acompanha.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a tirar suas dúvidas sobre 

gato vomitando espuma branca.

buddy.vet

Seu pet precisa de cuidados? A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e São Paulo até a sua casa para consultas, vacinas e exames.  

O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável. 

Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundo transparente 100x100