Buddy Vet

Gato com diarreia: o que pode ser e como tratar?

gato com diarreia

É comum um gato passar por um breve episódio de diarreia uma vez na vida e a causa geralmente é algo inofensivo, como uma mudança muito repentina de uma marca de ração para outra. Mas o gato com diarreia aguda ou crônica também pode indicar a presença de uma doença subjacente. 

Mas, como saber se a diarreia do gato é perigosa? O que pode estar causando esse problema? Quando consultar um veterinário? Tire essa e outras dúvidas no blog da buddy.vet!

Como saber se meu gato está com diarreia? 

Identificar a diarreia no seu pet é uma tarefa bem simples. Seu gatinho vai apresentar fezes mais moles, soltas ou mais aquosas do que o normal. Ele também pode usar a caixinha de areia mais vezes do que o habitual ou ter acidentes pela casa.  

Você também pode observar a aparência do gato e os seguintes sinais:

  • Odor forte;
  • Aspecto de desleixado;
  • Vermelhidão no ânus;
  • Pelos sujos ao redor do bumbum;
  • Alterações no odor das fezes;
  • Perda de apetite;
  • Fraqueza.

Diarreia em gatos é perigosa? 

O gato com diarreia por até 24 horas não indica uma condição grave na maioria dos casos e se você notar que o problema se resolveu em questão de horas, sem outros sintomas associados, não há motivos para se preocupar.

No entanto, se o seu gatinho está com diarreia por mais de um dia e apresenta sinais mais graves como vômitos, perda de apetite, sangue nas fezes e cansaço, você deve procurar um veterinário para avaliar a situação do seu peludo o quanto antes.

A diarreia em gatos não tratada pode causar desidratação e gerar um quadro de saúde mais perigoso. Se você tem um gatinho idoso, também deve ficar mais atento aos sinais e não esperar até que o estado do peludo piore. 

Gato com diarreia: o que pode ser?

A diarreia é uma das principais causas de visitas ao veterinário. 

O sintoma pode ser desencadeado por uma série de fatores, por isso, dependendo do quadro do seu peludo, é necessário ser avaliado por um profissional para descobrir a verdadeira causa, especialmente quando a diarreia é grave ou prolongada.

Listamos as causas mais comuns de gato com diarreia. Confira!

Mudanças repentinas na alimentação e diarreia em gatos

Uma mudança súbita de marca de ração ou a introdução de uma nova alimentação é uma das principais causas de diarreia em gatos.

Isso pode se resolver espontaneamente à medida que o organismo do pet se adapta à nova dieta. Além disso, o uso de ração e petiscos não projetados para gatos podem levar à diarreia.

Apesar dos gatos serem mais cuidadosos com o que comem do que os cães, se o seu pet está acostumado a sair de casa, o motivo da diarreia pode ter sido a ingestão de um alimento estragado ou impróprio (barbantes, grama, plantas) na rua. 

Alguns felinos também são intolerantes a certos alimentos, como lactose, e nestes casos a diarreia não passa até que a dieta seja alterada.

Parasitas podem causar diarreia em gatos 

O motivo do gato com diarreia pode ser a vermifugação atrasada. Isso porque alguns parasitas podem irritar o trato digestivo do seu peludo.

Estar com a vermifugação do seu pet em dia é fundamental para evitar complicações como essa, mantendo o gato mais saudável.  

Gato com diarreia pode ser estresse

Assim como os humanos, os bichanos também podem sofrer com estresse, ansiedade ou excitação, o que pode causar alterações gastrointestinais, resultando em diarreia e até mesmo doenças graves. 

Mudanças no ambiente podem causar diarreia

Você já deve ter percebido que o seu gato é um bichinho de estimação bastante territorial. 

Portanto, modificações repentinas como mudanças de casa ou apartamento ou até mesmo pequenas alterações no ambiente podem gerar um quadro de diarreia passageiro.

Gato com diarreia pode ter causa infecciosa ou bacteriana

Uma série de diferentes bactérias e agentes infecciosos pode causar diarréia em gatos. 

Algumas doenças como FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLV (Leucemia Felina) comprometem o sistema imunológico do gato e facilitam o surgimento de doenças secundárias. 

Bactérias como a Salmonella e Campylobacter também podem ser o motivo da diarreia no gato. 

Doença Inflamatória Intestinal pode causar diarreia em gatos

A doença inflamatória intestinal em gatos é uma doença crônica que está associada a inflamação acentuada na parede do intestino. É uma das principais causas de diarreia crônica em gatos. Também pode ser acompanhada de vômitos persistentes e requer tratamento. 

Outras causas de gato com diarreia

  • Envenenamento;
  • Colite;
  • Toxoplasmose;
  • Tumores intestinais;
  • Doença pancreática;
  • Doenças sistêmicas (hipertireoidismo, doença hepática, doença renal);
  • Objetos estranhos (cordas, fios, fitas, elásticos e similares)
  • Medicamentos.

Quando procurar um veterinário?

Se você observou que o seu gato está com as fezes mais soltas, mas seu comportamento está normal e ele parece se sentir bem, não há motivos para desespero.

O ideal é esperar um dia para ver se a diarreia se resolve espontaneamente. 

Porém, se a diarreia do seu gato durar mais de dois dias ou for acompanhada por outros sinais clínicos como vômito, fraqueza e falta de apetite, por exemplo, isso pode indicar um problema mais sério de saúde

Neste caso, não espero que o quadro do seu bichano se agrave e procure um médico veterinário para investigar as causas e administrar o tratamento mais adequado. 

Em caso de suspeita de envenenamento ou ingestão de um objeto estranho, acione ajuda o mais rápido possível. 

O especialista deve fazer alguns exames para determinar o que está causando a diarreia. Aspectos como estilo de vida, alimentação e histórico do paciente também são avaliados.  

O tratamento vai variar de acordo com a origem do problema, aliviando o sintoma de diarreia. 

buddy.vet – veterinários em casa no Rio de Janeiro e São Paulo

Seu pet precisa de cuidados? A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e São Paulo até a sua casa para consultas, vacinas e exames.  

O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável. 

Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundo transparente 100x100