Quem nunca desejou adotar mais um pet para fazer companhia ao outro que atire a primeira pedra. Esse desejo é bastante comum, porém é rapidamente dispersado ao pensar na possibilidade do pet veterano rejeitar o novato e acabar gerando brigas entre eles.

Ao entrar nesse assunto, é indispensável não falar sobre os gatos, animais conhecidos por serem bastante territorialistas. Mas ainda assim, existem métodos que podem contribuir para que a aproximação ocorra da forma mais agradável para ambos os pets.

 

Aproximação entre Gatos

Para evitar conflito, o primeiro passo é designar um objeto para cada gato. Isso inclui caixas de areia, comedouros e bebedouros. Deste modo, não haverá risco de disputa por tal acessório, e o pet veterano não sentirá que está “perdendo espaço” para o novato, evitando desavenças.

Antes da primeira apresentação, uma estratégia interessante para facilitar a aceitação é nos primeiros dias, manter o gato novato em um cômodo separado que não seja muito frequentado pelo gato veterano, e se possível, permitir que eles realizem o contato visual de forma segura, utilizando divisórias transparentes que mantenham os dois gatos protegidos contra arranhões. Com o passar dos dias, quando eles estiverem começando a aceitar a presença do outro, utilizar petiscos fará com que o encontro entre eles seja associado a um momento bom, facilitando ainda mais a aceitação.

No momento de apresentar os dois gatos, deixe que aconteça da forma mais natural possível, e lembre-se sempre de realizar o primeiro encontro em locais com rotas de fuga para eles, caso se sintam ameaçados ou simplesmente não estejam à vontade no local. Nada de deixá-los em ambientes fechados, na esperança de que eles se entenderão e sairão do local como melhores amigos.

Durante o período de aproximação, é completamente normal que os gatos, ao se encontrarem, arrepiem os pelos e mostrem os dentes um para o outro. Por mais que pareça uma cena desesperadora, como foi dito, é completamente normal. Esse é um movimento de defesa dos gatos, e a aproximação é um momento em que tanto o pet veterano quanto o pet novato estão assustados.

 

Brigas

Brigas podem acontecer, portanto, é recomendado que você esteja preparadx. Um objeto interessante de ser utilizado para a proteção caso seja necessária uma intervenção, são luvas de cozinha.

Vale lembrar que é importantíssimo que o momento do encontro seja o mais agradável possível para eles, portanto, nada de brigar com eles caso as coisas não saiam como o planejado.

Tendo dificuldade para a aceitação, é recomendado que você busque um profissional capacitado que trabalhe com comportamento felino, para que ele possa melhorar a relação entre os gatos.