Cães que perderam a visão precisam de alguns cuidados especiais para que tenham uma boa qualidade de vida.
A perda da visão reduz a autonomia dos cães, sendo bastante comum, em raças que apresentam olhos saltados como característica física marcante, por exemplo, os pugs buldogues e os shih tzus.
Para equilibrar a ausência do sentido da visão, os cachorros acabam desenvolvendo a audição e o olfato de maneira mais apurada, como uma forma de compensação natural. Outras raças que têm mais predisposição à cegueira são poodles, schnauzer, boxer, maltês e lhasa apso.
Principais causas da Cegueira em Cães
A cegueira em cães vai depender da causa do problema, já que, algumas vezes, a cegueira é um dos sintomas de alguma outra doença.
As doenças oculares não são as únicas responsáveis por deixar o seu pet cego, problemas neurológicos, endócrinos, idade avançada e até mesmo complicações causadas pela doença do carrapato ou por outras doenças podem resultar em perda de visão.
Alguns cães podem ter a hereditariedade como um fator para o desenvolvimento de doenças oculares. Há também os casos em que os cachorros apresentam opacidade ocular, fator que também pode prejudicar a córnea e causar cegueira.
Como identificar a cegueira?
Os cães que estão perdendo a visão apresentam alguns comportamentos característicos, que podem ser notados pelos tutores, como: apatia, movimentos lentos e dificuldade para se locomover, desorientação e os aspectos dos olhos ficam esbranquiçados e opacos. Além de apresentarem mais secreção e coceira ocular, piscam muito e passam mais tempo com os olhos fechados.
Se o cãozinho está com um desses sintomas, é recomendado que marque uma consulta com o veterinário e ao passar pelo especialista, o cachorro poderá ser submetido a exames como a eletrorretinografia, que ajuda a avaliar as condições da retina.
Quando a cegueira em cães tem cura?
Isso varia de acordo com cada caso, em alguns cães, a cegueira é reversível e em outros, não.
Existe a possibilidade de cirurgia quando o problema é provocado por catarata, lesões traumáticas ou inflamações.
A forma de tratar a cegueira em cães depende muito da causa, por exemplo: quando o cão possui uma idade muito avançada, perde a visão por fatores naturais ou doenças causadas pelo envelhecimento.
Como é a vida de um cão cego?
O cãozinho cego tem suas limitações, mas ele poderá viver feliz e de forma bem ativa, isso porque são extremamente adaptáveis.
Para que essa adaptação aconteça da melhor forma possível, é preciso ter alguns cuidados na rotina, como:
- Adaptar o ambiente mantendo os potes de água e comida no mesmo lugar;
- Usar guia e peitoral mais curto durante o passeio;
- Facilitar a circulação pelo ambiente evitando muitos obstáculos;
- Estimule outros sentidos, como olfato e audição;
- Mantenha a rotina do check-up veterinário;
Outra forma que pode ajudar muito essa adaptação e até mesmo oferecer uma boa qualidade de vida para o cãozinho cego, é o dispositivo da Blindog.
A Coleira da BlinDog é um acessório para cães cegos ou com baixa visibilidade, que detecta os obstáculos à sua frente e emite alertas vibratórios que se intensificam à medida em que eles se aproximam da colisão, evitando assim, choques e traumas.
O dispositivo foi criado pensando na inclusão e bem-estar dos animais de diferentes portes, sendo leve, utilizando plástico resistente a impacto e altas temperaturas, e possuindo cores variadas.
Acesse o site www.blindog.com.br e confira qual modelo e tamanho é adequado para o cãozinho, seguindo as medidas e o peso.
E como a buddy.vet está sempre em busca de novidades para os seus clientes, ao acessar o site da Blindog, utilize o cupom BUDDYVET e garanta o seu desconto.
Está em dúvida sobre a visão do seu pet?
A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e São Paulo até a sua casa para consultas, vacinas e exames.
O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável.
Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.
O app da buddy.vet está disponível para IOS e Android.
Até a próxima!