Buddy Vet

Cegueira em cães: causas,sintomas e tratamento

Cães que perderam a visão precisam de alguns cuidados especiais para que tenham uma boa qualidade de vida.

A perda da visão reduz a autonomia dos cães, sendo bastante comum, em raças que apresentam olhos saltados como característica física marcante, por exemplo, os pugs buldogues e os shih tzus.

Para equilibrar a ausência do sentido da visão, os cachorros acabam desenvolvendo a audição e o olfato de maneira mais apurada, como uma forma de compensação natural. Outras raças que têm mais predisposição à cegueira são poodles, schnauzer, boxer, maltês e lhasa apso.

Principais causas da Cegueira em Cães

A cegueira em cães vai depender da causa do problema, já que, algumas vezes, a cegueira é um dos sintomas de alguma outra doença.

As doenças oculares não são as únicas responsáveis por deixar o seu pet cego, problemas neurológicos, endócrinos, idade avançada e até mesmo complicações causadas pela doença do carrapato ou por outras doenças podem resultar em perda de visão.

Alguns cães podem ter a hereditariedade como um fator para o desenvolvimento de doenças oculares. Há também os casos em que os cachorros apresentam opacidade ocular, fator que também pode prejudicar a córnea e causar cegueira.

Como identificar a cegueira?

Os cães que estão perdendo a visão apresentam alguns comportamentos característicos, que podem ser notados pelos tutores, como: apatia, movimentos lentos e dificuldade para se locomover, desorientação e os aspectos dos olhos ficam esbranquiçados e opacos. Além de apresentarem mais secreção e coceira ocular, piscam muito e passam mais tempo com os olhos fechados.

Se o cãozinho está com um desses sintomas, é recomendado que marque uma consulta com o veterinário e ao passar pelo especialista, o cachorro poderá ser submetido a exames como a eletrorretinografia, que ajuda a avaliar as condições da retina.

Quando a cegueira em cães tem cura?

Isso varia de acordo com cada caso, em alguns cães, a cegueira é reversível e em outros, não.

Existe a possibilidade de cirurgia quando o problema é provocado por catarata, lesões traumáticas ou inflamações.

A forma de tratar a cegueira em cães depende muito da causa, por exemplo: quando o cão possui uma idade muito avançada, perde a visão por fatores naturais ou doenças causadas pelo envelhecimento.

Como é a vida de um cão cego?

O cãozinho cego tem suas limitações, mas ele poderá viver feliz e de forma bem ativa, isso porque são extremamente adaptáveis.

Para que essa adaptação aconteça da melhor forma possível, é preciso ter alguns cuidados na rotina, como:

  • Adaptar o ambiente mantendo os potes de água e comida no mesmo lugar;
  • Usar guia e peitoral mais curto durante o passeio;
  • Facilitar a circulação pelo ambiente evitando muitos obstáculos;
  • Estimule outros sentidos, como olfato e audição;
  • Mantenha a rotina do check-up veterinário;

Outra forma que pode ajudar muito essa adaptação e até mesmo oferecer uma boa qualidade de vida para o cãozinho cego, é o dispositivo da Blindog.

A Coleira da BlinDog é um acessório para cães cegos ou com baixa visibilidade, que detecta os obstáculos  à sua frente e emite alertas vibratórios que se intensificam à medida em que eles se aproximam da colisão, evitando assim, choques e traumas.

O dispositivo foi criado pensando na inclusão e bem-estar dos animais de diferentes portes, sendo leve, utilizando plástico resistente a impacto e altas temperaturas, e possuindo cores variadas.

Acesse o site www.blindog.com.br e confira qual modelo e tamanho é adequado para o cãozinho, seguindo as medidas e o peso.

E como a buddy.vet está sempre em busca de novidades para os seus clientes, ao acessar o site da Blindog, utilize o cupom BUDDYVET e garanta o seu desconto.

Está em dúvida sobre a visão do seu pet?

A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e São Paulo até a sua casa para consultas, vacinas e exames. 

O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável.

Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.

O app da buddy.vet está disponível para IOS e Android.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

siga.curta.leia.

Fundo transparente 100x100