Buddy Vet

Castração de cachorro: cirurgia e cuidados no pós-operatório

Castração de cachorro: cirurgia e cuidados no pós-operatório

A castração de cachorro é um procedimento bastante simples e muito importante para a saúde do pet.

Quer entender como a cirurgia é feita? Tem dúvidas sobre os cuidados pós-operatórios? Tudo o que você precisa está no decorrer do blog! Vamos juntos?

Como é feita a castração de cachorro?

O mais importante é ter em mente que a castração de cachorro — fêmea ou macho — só pode ser feita por um médico veterinário.

A presença do veterinário é obrigatória e indispensável para garantir todas as condições técnicas necessárias para a execução segura do procedimento, desde o pré-operatório ao pós-cirurgico.

Além disso, o profissional deve garantir que tudo seja feito de maneira humanitária, resguardando o bem-estar do pet, evitando sofrimento e dor.

Mas, afinal, como o procedimento é feito?

Inicialmente, o veterinário deve administrar a medicação pré anestésica (MPA), seguida pela anestesia para garantir o conforto do animal durante o procedimento.

Existem algumas opções, como a anestesia injetável ou inalatória, por exemplo. O veterinário deve recomendar a opção mais adequada conforme as necessidades do cãozinho.

Em geral, a castração das fêmeas se dá por meio da retirada dos ovários e do útero. Chamada de ovariosalpingohisterectomia.

A incisão é feita na linha alba, também chamada de linha branca do abdômen, ou pelo flanco, parte situada na lateral abdominal do animal.

Nos machos, a castração é feita através da retirada dos testículos, orquiectomia. Também é necessária uma incisão, que levará pontos e precisará de cuidados pós-operatórios.

Confira também: 6 principais vacinas para cachorro filhote

Quanto tempo leva a cirurgia de castração?

A castração de cachorro é um procedimento bastante rápido. Na maioria dos casos, dura menos de 50 minutos.

No entanto, apesar de ser uma cirurgia simples e rotineira nas clínicas veterinárias, exige um tempo de internação de 24 horas para as fêmeas.

Como o procedimento é um pouco mais invasivo para elas, é necessário esse tempo de observação para controle de aspectos como dor e possíveis sangramentos, por exemplo.

Já os machos recebem alta da castração no mesmo dia.

Quanto tempo leva a recuperação da castração de cachorro?

O período de recuperação da castração de cachorro tende a durar de 10 a 15 dias, variando conforme a recuperação individual de cada paciente.

Esse momento exige que o pet use um colar protetor ou uma roupa cirúrgica, receba cuidados especiais e faça bastante repouso. Falamos mais sobre isso a seguir!

Cuidados pós-castração de cachorro

Cuide do conforto do pet

Devido à anestesia, é bem comum que o cachorro apresente um comportamento diferente do comum nas primeiras horas após a castração.

Ele pode estar sonolento, quietinho e com os movimentos mais lentos.

Por isso, se o seu cachorro está acostumado a dormir na cama, evite chegar em casa e colocá-lo lá. A sonolência e os movimentos alterados podem causar um acidente, caso ele tente se locomover.

O indicado é arrumar a caminha dele no chão, com cobertores confortáveis e limpos.

O ambiente devidamente limpo e controlado é fundamental para garantir uma boa cicatrização, livre de complicações.

É importante lembrar que como o pet recém saiu de uma operação, não deve saltar de locais altos, subir escadas ou fazer movimentos excessivos durante a recuperação.

Limite a área do animal para restringir seus movimentos. Nos primeiros três dias, o repouso deve ser absoluto. Apenas pequenas caminhadas são liberadas.

Forneça água e comida de qualidade

Ao lado da cama do seu peludo, deixe um pote de água e outro de ração. Tudo o mais próximo possível, mas mantendo o mínimo de cuidado para não deixar a comida muito próxima do local das necessidades do cão.

É importante não forçá-lo a comer ou beber nas primeiras horas do pós-operatório.

Cuidar da alimentação e hidratação do pet é fundamental para garantir uma boa recuperação, afinal, o tecido de cicatrização precisa de nutrientes.

Limpe a cicatriz diariamente

O tutor precisa ficar atento à higiene da incisão cirúrgica. O médico veterinário deve instruir você a como realizar essa limpeza.

Mas, em geral, deve ser feita a limpeza com um soro fisiológico e um produto antisséptico, seja em forma de spray ou pomada.

A limpeza dos pontos é necessária para evitar contaminações e infecções, que dificultam a cicatrização do tecido.

Geralmente, a limpeza deve ser diária. Em alguns casos, pode ser recomendada até mais de uma vez por dia, de 12 em 12 horas, ou a cada 8 horas, por exemplo. Vai depender da indicação do especialista.

Forneça as medicações prescritas pelo veterinário

O veterinário do seu peludo deve prescrever medicações para que o pós-operatório seja tranquilo e sem complicações.

Você deve administrar essas medicações seguindo as orientações que o profissional indicar na receita.

Meu cachorro tirou os pontos, o que eu faço?

É normal que o cachorro se incomode com os pontos e a cicatriz, por isso, é indispensável o uso do colar protetor ou da roupa cirúrgica para proteger a área.

Se mesmo assim, seu cão romper os pontos por conta própria, antes do período recomendado, leve-o ao veterinário que realizou a cirurgia imediatamente.

O rompimento dos pontos pode ser bastante perigoso e levar a inflamações e infecções.

Mas, lembre-se: apesar de precisar de muita atenção e cuidados, a castração de cachorro traz diversos benefícios para a saúde do seu cãozinho, tanto física quanto psicológica.

Veja também: Como saber se meu cachorro está sentindo dor?

buddy.vet

Seu cão precisa de cuidados? A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro e Nova Friburgo até a sua casa para consultas, vacinas ou exames. Atendimentos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Tijuca e Recreio.

O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável.

Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundo transparente 100x100