Todo tutor fica preocupado quando vê o seu pet passando mal, especialmente quando são filhotes e quando é a primeira vez. E o que pode significar o cachorro vomitando amarelo?
É preciso entender que o vômito é sinal de que algo não está bem, mas isso não deve ser motivo de preocupação ou desespero.
O ideal é buscar ajuda de um médico veterinário para investigar o motivo, principalmente se o sintoma for algo recorrente e você está suspeitando de algo mais grave.
No post de hoje, vamos te ajudar a entender melhor as possíveis causas do cachorro vomitando amarelo e o que fazer nessas horas. Vamos juntos?
Cachorro vomitando amarelo, o que pode ser?
Estômago vazio
Seu peludo ficou muito tempo sem comer? Esse pode ser o motivo do cachorro vomitando amarelo.
O líquido amarelo no vômito é a bile, uma substância produzida pelo fígado, essencial para a digestão e conversão de nutrientes.
O organismo do ser humano também produz a bile. Mas, diferente do que acontece conosco, os animais produzem esses ácidos antes da ingestão dos alimentos.
Assim, ao passarem muito tempo sem comer, essa substância se acumula e pode acabar irritando o estômago, causando o refluxo biliar.
Nestes casos, o mais comum é observar o cachorro vomitando amarelo pela manhã, já que ele pode ter passado a noite sem comer.
Doenças gastrointestinais e cachorro vomitando amarelo
O cachorro vomitando amarelo não é motivo de preocupação, caso aconteça uma vez só.
Mas, se o seu cãozinho apresenta episódios recorrentes do problema, pode ser sinal de algo mais sério, necessitando de uma avaliação com um veterinário.
Entre as doenças gastrointestinais que podem causar o vômito amarelo estão a gastroenterite, pancreatite e úlceras, por exemplo.
Essas são condições sérias e que podem estar causando dor no seu peludo, portanto, investigar e diagnosticar é fundamental para receber tratamento e melhorar a qualidade de vida do pet.
Estresse e ansiedade
Estresse e ansiedade podem ser as causas do cachorro vomitando amarelo.
O seu cãozinho pode estar sofrendo com o que chamamos de “ansiedade por separação”. Nestes casos, ele deixa de comer quando você não está em casa.
Em outros casos, cães estressados e ansiosos podem apresentar sofreguidão — comer muito rápido, mastigando mal e engolindo às pressas. Especialmente aqueles que deixam de comer enquanto estão sozinhos, o que pode causar indigestão.
O ideal para evitar essa situação é servir pequenas porções de ração quando você voltar para casa.
Além disso, tente passear e brincar com o seu cachorro o máximo que puder para aliviar o estresse e a ansiedade.
Se o sintoma persistir, procure um veterinário para descartar possíveis doenças.
Caso o diagnóstico de ansiedade por separação seja confirmado, busque ajuda de um especialista em comportamento para receber orientações.
Intoxicação alimentar
A maioria dos tutores sabe que nem todos os alimentos que os humanos consomem podem ser oferecidos aos seus pets.
Alimentos como chocolate, salgadinhos, frutas cítricas e temperos como cebola e alho, por exemplo, que são bastante comuns no nosso dia a dia, são extremamente tóxicos para eles.
Os sintomas mais comuns de intoxicação incluem vômito, diarreia, dor abdominal e convulsões. Caso o animal apresente esses sinais, leve-o ao veterinário rapidamente.
Saiba mais em: 30 alimentos tóxicos para cães
Mudança repentina na dieta
Mudar repentinamente a dieta do peludo não é recomendado e pode ser a causa do cachorro vomitando amarelo.
O sistema gastrointestinal dos pets é bastante sensível, por isso, mudar subitamente a ração que você costuma dar pode causar desconforto abdominal e diarreia, além do vômito.
Caso seja necessário mudar de ração, é imprescindível fazer isso gradualmente. Se não houver necessidade, opte por não mexer na alimentação do seu peludo sem a orientação de um veterinário.
Se os sintomas persistirem, o médico veterinário deve ser consultado para investigar as causas.
Outras possíveis causas do vômito em cães
- Infecções;
- Verminoses;
- Neoplasias no aparelho digestório;
- Insuficiência renal;
- Obstrução intestinal.
Cachorro vomitando amarelo, o que devo fazer?
Frequentemente, o cachorro vomitando amarelo é uma consequência do jejum prolongado.
Dessa forma, se o vômito acontecer pela manhã e tiver essa coloração, não se preocupe, não se trata de uma emergência médica, desde que não ocorra sempre e que não esteja acompanhado por outros sintomas mais graves, como febre e diarreia, por exemplo.
Mas, se você notou que o cachorro está vomitando amarelo com frequência, ou percebeu que o sintoma está acompanhado de outros sinais clínicos, procure um veterinário na mesma hora.
Se o seu cão estiver tendo uma intoxicação, por exemplo, o atendimento rápido é fundamental para garantir a saúde do seu peludo.
Ao levar seu cachorro ao veterinário ou receber atendimento domiciliar, esteja preparado para responder perguntas como:
- Qual foi a última refeição do cachorro?
- Quando os vômitos começaram?
- Os vômitos ocorrem com que frequência?
- Qual é a coloração do vômito?
- Está apresentando outros sintomas?
- Houve alguma mudança na alimentação?
Essas são perguntas que vão ajudar o veterinário a descartar algumas possibilidades e a entender melhor o que pode estar causando o sintoma no seu amigo.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a tirar suas dúvidas sobre cachorro vomitando amarelo. Continue acompanhando as novidades do nosso blog!
buddy.vet
Seu pet precisa de cuidados? A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro e Nova Friburgo até a sua casa para consultas, vacinas e exames. Atendimentos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Tijuca e Recreio.
O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável.
Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.
