Buddy Vet

Cachorro tossindo: o que pode ser e o que fazer?

cachorro tossindo

Ouvir seu cachorro tossindo pode gerar grande preocupação. Às vezes, seu cão tosse para limpar as vias aéreas de alguma irritação. Em outros casos, pode ser um sintoma decorrente de uma condição mais séria de saúde. 

Quando saber se o cachorro está doente? Ele está engasgado? Quando procurar um veterinário? A tosse nos peludos pode ter diversas causas e saber identificar uma situação que coloca a vida do seu animalzinho em risco pode salvá-lo.

Pensando nisso, preparamos esse post com as possíveis causas do cachorro tossindo. Vamos juntos? 

Possíveis causas do cachorro tossindo

A tosse ocasional pode ser uma resposta natural do organismo a uma situação de irritação das vias aéreas, por exemplo, e não é motivo de preocupação. 

Por outro lado, a tosse persistente pode ser um sinal de uma doença subjacente mais grave, especialmente se você observar alterações no comportamento do seu cão. 

Sabemos que pode ser verdadeiramente angustiante ver seu peludo tossindo, por isso, preparamos uma lista com algumas das principais causas do sintoma, além de orientá-lo ao que fazer para ajudá-lo nestas situações. 

Siga a leitura!

Gripe canina

A traqueobronquite infecciosa canina (TIC) é uma doença respiratória aguda e altamente contagiosa, que acomete mais comumente as vias aéreas superiores dos cães. (brônquios, traquéia, laringe).

Também conhecida como “gripe canina” ou “tosse dos canis”, a infecção não costuma colocar a vida do animal em risco, porém, é importante tratar adequadamente para que não evolua para uma doença mais séria, como a pneumonia. 

A gripe canina aparece de forma súbita, causada por agentes virais ou bacterianos, similar à gripe em humanos, podendo acometer cães de qualquer idade e raça.

Os sinais clínicos da gripe canina são bem parecidos com os da gripe em humanos. O cachorro pode apresentar tosse seca e persistente, de início agudo, coriza, espirros, febre, entre outros sintomas. 

Engasgo ou obstrução

Se o seu peludo ingeriu algum objeto ou brinquedo que ficou preso e não desceu para o estômago, ele pode tossir para tentar removê-lo. 

Ao notar que o cãozinho se engasgou com algo e está com dificuldades respiratórias, é fundamental procurar um veterinário.

Doenças cardíacas

As doenças cardíacas não parecem estar relacionadas, mas são uma das principais causas da tosse em cães. São mais comuns em cães mais velhos e podem causar respiração rápida e tosse persistente.

Existem muitos tipos de doenças cardíacas em cães. A insuficiência cardíaca, por exemplo,  provoca um acúmulo de fluidos nos pulmões (edema pulmonar) e você pode observar o cachorro tossindo.

Além disso, algumas doenças cardíacas fazem com que o coração aumente de tamanho como um todo, provocando um contato físico direto com um dos brônquios, causando uma compressão intermitente que provoca a tosse.

Geralmente, a tosse causada por um problema cardiovascular piora à noite ou quando o cão está descansando de lado. 

Colapso da traqueia

O colapso de traqueia em cães é uma condição crônica e progressiva caracterizada pela degeneração das cartilagens da traqueia, um órgão do sistema respiratório.

Essa condição é mais comumente vista em raças de cães pequenos ou miniatura, como os pugs, chihuahua, lhasa-apso e maltês.

O cachorro pode apresentar tosse seca e alta, que lembra o som de um grasnar de ganso. 

Outras causas para cachorro tossindo

  • Alergias;
  • Bronquite;
  • Câncer de pulmão;
  • Dirofilariose canina (vermes do coração);
  • Pneumonia;
  • Irritação nas vias aéreas ou respiratórias devido ao tempo seco, ácaros ou produtos de limpeza.

Cachorro tossindo, o que fazer?

Seu cão está com tosse? O ideal é procurar um veterinário para investigar o que pode estar causando o sintoma.  

O veterinário pode pedir para você descrever a tosse e informar sobre a presença de outros sinais clínicos, como sangue, muco, espuma branca, entre outros.  

É possível que ele pergunte: 

  • Há quanto tempo seu cão está tossindo?
  • É uma tosse úmida e fleumática ou seca?
  • É uma tosse engasgada?
  • A tosse piora à noite?
  • Notou outros sintomas além da tosse?

Quanto mais cedo você buscar ajuda, mais rápido o seu peludo poderá se sentir melhor. Não tente medicar seu cão com remédios para tosse de humanos. 

O  tratamento adequado com diagnóstico preciso é fundamental.

Como prevenir a tosse em cachorro?

Não há como prevenir completamente a tosse. Como vimos, o sintoma pode surgir por diversos motivos, mas algumas medidas podem evitar o desconforto, tais como:

  • Retire todos os brinquedos quebrados ou triturados para que seu cão não ingira pequenos pedaços;
  • Mantenha quaisquer outros objetos que seu cão possa mastigar e engolir fora do alcance. 
  • Mantenha os produtos de limpeza e produtos químicos fora do alcance do seu animal de estimação;
  • Vacine e mantenha a carteirinha de vacinação sempre atualizada;
  • Leve o seu cão para realizar o check-up periodicamente. 

O check-up veterinário é essencial para manter a saúde do seu peludo em dia, além de prevenir e diagnosticar doenças precocemente.

A frequência das consultas irá variar conforme a idade do pet e a orientação do profissional que o acompanha.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a tirar suas dúvidas sobre cachorro tossindo.

buddy.vet

Seu pet precisa de cuidados? A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e São Paulo até a sua casa para consultas, vacinas e exames.  

O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável. 

Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundo transparente 100x100