Buddy Vet

30 alimentos tóxicos para cães

alimentos tóxicos para cães

Eles podem até fazer aquele olhar meigo enquanto comemos, esperando ganhar um pedaço seja do que for, no entanto, existem alimentos tóxicos para cães que, apesar de parecerem inofensivos para nós, são altamente prejudiciais à saúde do seu melhor amigo.

Neste post, fizemos uma lista completa com os 30 principais alimentos que devem ser evitados na dieta do seu cão. Confira!

Alimentos tóxicos para cães

1. Chocolate

O chocolate é um dos maiores vilões para a saúde do seu peludo, isso porque ele contém substâncias que são tóxicas para o organismo de um cão. O alimento pode causar diarreia, vômitos e, em casos mais graves, convulsões, comprometimento da função cardíaca e morte.

2. Cebola

A cebola é um tempero clássico da culinária humana. Entretanto, esse ingrediente tão básico do dia a dia é um dos alimentos tóxicos para cães.

Um dos efeitos negativos do consumo da cebola em cães é a destruição dos glóbulos vermelhos, que pode ocasionar um quadro de anemia. Então, fique atento na hora de compartilhar com o seu pet.

3. Espiga de milho

Embora o milho possa ser consumido por cães, dar a espiga de milho inteira para eles é perigoso, podendo causar um bloqueio intestinal no seu amigo.

4. Abacate

O abacate contém uma substância chamada persina, que é tóxica para diversos animais, incluindo os cães. A ingestão da fruta pode causar reações como vômitos e diarreia.

5. Uva

Não se sabe ao certo qual é a substância presente nas uvas que faz mal à saúde dos pets, mas não há dúvidas de que você não deve oferecer o alimento ao seu amigo.

6. Leite

É muito comum querer agradar o pet com um pote fresquinho de leite de vaca, mas saiba que a ingestão da bebida não é recomendada para cães, especialmente na fase adulta.
Evite dar leite de vaca, mesmo se ele não apresentar intolerância à lactose. A bebida só acrescenta calorias e gorduras desnecessárias na dieta do seu amigo.

7. Nozes de macadâmia

Mantenha seu cão longe de nozes de macadâmia! Elas podem afetar o sistema nervoso e digestivo do seu pet.
O cão pode apresentar tremores musculares, vômitos, temperatura alta e fraqueza nas pernas.

8. Ossos cozidos

Evite dar ao seu cão ossos cozidos a todo custo. O cozimento dos ossos pode deixá-los mais frágeis e quebradiços, sendo facilmente estilhaçados, o que pode ocasionar prisão de ventre ou, na pior das hipóteses, uma perfuração intestinal fatal.

9. Pêssego

O seu cão pode comer pêssego, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Em hipótese alguma de a fruta inteira para o pet, isso porque o caroço deve ser evitado. Além de correr o perigo de engasgar com a semente, o caroço contém cianeto, substância altamente tóxica para cães.

10. Ameixa

Assim como o pêssego, o cão pode comer ameixa, no entanto, jamais ofereça a fruta inteira. O caroço da ameixa contém cianeto, substância altamente tóxica para cães.

11. Ovo frito

Um dos alimentos tóxicos para cães é o ovo frito, que contém muita gordura e por vezes sal em excesso, o que não é indicado para o seu cachorro!
Você pode dar ovo cozinho para o seu pet, que além de muito saboroso é bastante nutritivo.

12. Pipoca temperada

Não ofereça pipoca com sal, feita no óleo ou na manteiga, ou pipocas com conservantes para o seu cãozinho.

O cão até pode consumir uma pequena quantidade de pipoca se feita com um fiozinho de óleo ou água, mas o ideal é não arriscar.

13. Alho é um dos alimentos tóxicos para cães

Assim como a cebola, o alho é um dos alimentos tóxicos para cães que pode resultar em um quadro de anemia.

Os efeitos colaterais da anemia em cães causada pelo consumo do alho são: gengivas pálidas, aumento da frequência cardíaca, fraqueza, entre outros.

14. Carne crua

A carne crua pode conter bactérias e parasitos que são extremamente prejudiciais para a saúde do seu pet. A solução é sempre cozinhar antes de oferecer o alimento.

15. Peixe cru

Alimentos crus não são uma boa opção para cachorros! Salmonelose, toxoplasmose e outras doenças extremamente graves são disseminadas por meio de alimentos crus.

16. Sal

Nunca é uma boa ideia compartilhar alimentos extremamente salgados com seu cão, como batatas fritas, por exemplo.

No entanto, o cachorro pode ingerir comidas temperadas com sal desde que seja usado com bastante moderação.

17. Açúcar

Alimentos e bebidas açucaradas devem ser evitados a todo custo. Se consumido, ao longo do tempo pode causar obesidade, problemas dentários e diabetes em cães.

18. Massa de fermento

Cuidado! Nunca deixe a massa de fermento ao alcance do seu amigo.

Antes de ser assada, ela precisa crescer, não é mesmo? É exatamente o que aconteceria no estômago do seu cachorro se comesse. À medida que incha por dentro, pode esticar o abdômen do pet e causar muita dor.

19. Café

O café não é necessariamente tóxico para cães, entretanto, tem o mesmo efeito sobre eles que tem nos seres humanos e como os animais são mais sensíveis, pode ser muito desagradável para eles, mesmo em pequenas quantidades.

20. Coco

O coco não é necessariamente um dos alimentos tóxicos para cães, quando ingerido em pequenas quantidades. Mas cuidado! Grandes quantidades de coco podem causar diarreia no pet.

21. Nozes

Nozes não são recomendadas para dietas de cães. Caso ele ingira um pedaço que cair no chão, não há motivos para desespero. No entanto, evite dar como alimento ou snack.

22. Salgadinhos

Alimentar seu cão com salgadinhos não é uma boa ideia! O sódio presente nestes snacks não faz bem à saúde dos animais, podendo causar vômitos, diarréias e apatia.

23. Xilitol

Doces, balas de goma, chicletes e outras guloseimas são adoçados com xilitol, substância tóxica para cães.

24. Canela

Se o seu cão consumidor uma quantidade superior a uma colher de chá de canela pode acabar tendo diarreia, vômitos e até sintomas relacionados ao coração, como aumento da frequência cardíaca.

25. Sorvete

O sorvete é uma das sobremesas mais consumidas no verão, que, embora inofensiva para nós, é altamente tóxica para cães.

Isso acontece porque ele é um alimento rico em açúcar e gordura, portanto, você não deve compartilhar.

Se você quer agradar seu peludo com uma sobremesa gelada, congele pedaços de frutas permitidas para cães, como maçã e manga, e sirva como uma guloseima.

26. Alimentos fritos e gordurosos

Os alimentos fritos e gordurosos não fazem bem à saúde dos cães. Se o seu peludo ingerir esse tipo de alimento na dieta, pode sofrer de mal-estar estomacal.

Frituras e gorduras também favorecem o surgimento de pancreatite, obesidade e outros problemas relacionados.

27. Laranja

Frutas cítricas fazem mal a saúde intestinal do seu pet, então, evite a qualquer custo, mesmo que seu cão lance aquele olhar meigo quando você estiver comendo.

28. Queijo

Assim como o leite de vaca não é indicado para fazer parte da dieta do cão, especialmente na fase adulta, o queijo também não.
Os sinais de intolerância à lactose em cães incluem: vômitos, diarreia e um mal-estar estomacal.

29. Tomate

Intoxicação pela ingestão de tomate é um tanto quanto incomum nos cães, mas não é impossível, assim, a melhor opção é evitar dar ao seu pet.

30. Bacon é um dos alimentos tóxicos para cães

Se você está pensando em oferecer bacon ao seu cão, cuidado! Alimentos ricos em gorduras não são boas opções e podem ser prejudiciais à saúde do seu melhor amigo.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender quais são os alimentos tóxicos para cães que devem ser evitados a qualquer custo!

No entanto, não importa o quão cuidadoso você seja, seu cão pode encontrar e engolir algo que não deveria.

Nos casos de reações, não entre em pânico e procure imediatamente o veterinário mais próximo de você.

buddy.vet

Seu pet precisa de cuidados? A buddy.vet leva os melhores veterinários do Rio de Janeiro e Nova Friburgo até a sua casa para consultas, vacinas e exames. Atendimentos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Tijuca e Recreio.

O atendimento domiciliar oferece uma consulta diferenciada ao pet, que não precisa sair do ambiente confortável do lar para ir até uma clínica, tornando a experiência muito mais agradável. 

Entre em contato através do Whatsapp no site ou baixe o aplicativo “buddy.vet“ para agendar o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundo transparente 100x100